Irlanda - Open Intercâmbios te dá todas as dicas [2021]

SOBRE A IRLANDA:

Viajar para Irlanda é conhecer uma democracia que faz parte da União Européia. Além de ser classificada como o 11? melhor IDH do mundo possuí uma economia moderna focada nas indústrias de alta tecnologia e serviços. Empresas como Apple, Intel, Facebook, Microsoft, Google, Yahoo, Twitter, PayPal e IBM possuem seus hubs europeus na Irlanda, o que ajuda a fazer da Irlanda em termos de renda per capita um dos países mais ricos da União Européia.

A ilha da Irlanda tem uma extensão de 84.421 km2, dos quais 5/6 pertencem à República da Irlanda (com capital em Dublin), a outra parte é a Irlanda do Norte que pertence ao Reino Unido.

A República da Irlanda tem uma população com pouco mais de 4,4 milhões, dos quais 1,1 milhão estão em Dublin, a capital. As línguas oficiais são o irlandês (língua celta nativa) e o inglês, que atualmente é predominante.

Uma data muito comemorada no país é o dia 17 de março, que é o dia de homenagear o padroeiro da Irlanda St. Patrick pois foi ele que promoveu o Cristianismo na ilha, aliás um dos símbolos da Irlanda, o trevo de três folhas, se tornou famoso pois foi utilizado por St. Patrick para explicar a Santíssima Trindade, o mesmo acontece com a cor verde, que também é associada à Irlanda e está presente na bandeira nacional representando os cristãos da Irlanda.

No cenário artístico e cultural a Irlanda sempre produziu muitos talentos, basta lembrar das bandas de rock: U2, The Cramberries, SnowPatrol, The Corrs, Bob Geldof, Garry Moore, entre muitos outros.

A pena de morte é constitucionalmente proibida no país, enquanto a discriminação com base em características como idade, sexo, orientação sexual, religião ou raça é ilegal. Outro diferencial do país conhecido mundialmente é a cordialidade e a hospitalidade de seu povo.

CIDADES DISPONÍVEIS NA IRLANDA:

Dublin

irlanda

Como eu posso me preparar para fazer intercâmbio na Irlanda?

Uma plataforma que pode ajudar muito é o curso online Duolingo. Ele é um curso gratuito, traz exercícios bem interativos e pode inclusive te ajudar a se preparar para uma futura Certificação Internacional Duolingo que têm sido cada dia mais aceita em universidades fora do Brasil.

Outra forma muito bacana de aprender o idioma é se comunicando com outros falantes daquele idioma (nativos ou não).

Para te ajudar com isso, uma dica é você se cadastrar na plataforma Meetup, uma rede social onde você se conecta com grupo de pessoas com interesses em comum, como por exemplo falar inglês.  Basta você procurar grupos existentes na sua cidade, geralmente esses grupos marcam eventos em cafeterias e lanchonetes, basta você aparecer e começar a treinar o seu idioma!!! Em muitos grupos é comum que participem falantes nativos que moram no Brasil e que querem fazer amizades por aqui!

E para você que quer se dar bem de verdade, também é importante dar uma lida nos posts “Como se alimentar quando estamos fora do Brasil” e “Como é morar em uma homestay“.

Para aqueles que temem fazer amizades com muitos brasileiros e dessa forma “praticar” apenas o português, retornando ao Brasil sem ter aprendido nada do idioma nativo do país, também é bom ler “Amigo brasileiro, ter ou não ter?”

É verdade que na Irlanda os estudantes podem trabalhar?

Sim, a Irlanda é um dos poucos países que possibilitam a experiência de Estudo e Trabalho para estudantes internacionais.

E as boas notícias não param por aí, uma primeira boa notícia para os estudantes brasileiros interessados em trabalhar na Irlanda é que não há necessidade de se providenciar um pré-visto para viajar para a Ilha Esmeralda pois o visto é conferido ao aluno assim que ele chega no país.

O visto que autoriza trabalho na Irlanda é o STAMP-2, visto concedido para o cidadão não-europeu que entra no país com o objetivo de trabalhar e frequentar aulas de inglês numa escola credenciada pelo governo irlandês.

Para tanto o curso precisa durar no mínimo 25 semanas e ter carga horária de no mínimo 15 horas semanais.

Para obter esse visto o aluno vai precisar apresentar na Imigração ao chegar no país:

Irlanda

Em relação às horas permitidas para trabalho com o visto de estudante a regra é a seguinte:

Irlanda

Algo bem bacana é que o estudante pode renovar esse período de estudos por mais 2 vezes estando na Irlanda.

Irlanda

Quanto eu posso ganhar trabalhando na Irlanda?

Se interessou? então acesse Estude e Trabalhe na Irlanda e saiba todos os detalhes de como funciona esse programa!

O valor mínimo da hora trabalhada na Irlanda é de 10,10 euros. Como o permitido é trabalhar 20 horas por semana durante o período de estudos, o ganho mensal seria de aproximadamente 808 euros. No período de férias (a restrição é de 40 horas por semana) o valor seria de 1616 euros.

Que tal conhecer melhor a Irlanda?

IrlandaIrlanda
IrlandaIrlanda
IrlandaIrlanda
IrlandaIrlanda
Dublin IrlandaDublin Irlanda
IrlandaIrlanda
IrlandaIrlanda
IrlandaIrlanda
IrlandaIrlanda
localizacao

Capital

Dublin
idioma

Idioma

Inglês e Irlandês
Fuso-Horario

Fuso horário

+4 horas
moeda

Moeda

Euro
tomada

Tomada

220 volts

ASSISTA AO VIDEO

A terra mágica da antiga cultura celta – repleta de mitos, lendas e da famosa festa de São Patrício!

Para converter para REAIS multiplique o valor acima por 6,25 (cotação jul/2021) ou consulte diretamente a fonte para ver valores mais atualizados clicando abaixo:

10 MOTIVOS PARA VIAJAR PARA A IRLANDA

1NÃO TEM COBRAS

2MÃO DE DIREÇÃO

Se você tem curiosidade para ver como funciona, você precisa ir à Irlanda, que assim como a Inglaterra é um dos únicos países do mundo onde os motoristas dirigem do lado direito do veículo, guiando pelo lado esquerdo da rua. Para evitar acidentes, principalmente com turistas, o Governo gasta um bom dinheiro pintando o chão das vias informando os pedestres para onde eles devem olhar antes de atravessar.

3VISTO MENOS BUROCRÁTICO

4VIAGENS PELA EUROPA

5DUENDE LEPRECHAUN

6CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA

7ÁGUA DE GRAÇA

8AUTOATENDIMENTO NOS SUPERMERCADOS

9CAIXAS ELETRÔNICOS

10CLIFFS OF MOHER

É uma das maiores atrações naturais da Irlanda, ficando como uma das finalistas no concurso da Sete Maravilhas do Mundo da Natureza. São um conjunto de penhascos indescritíveis que se estendem por 8 quilômetros, localizam-se à beira do oceano Atlântico e possuem rara beleza