Dublin | Open Intercâmbios [2021]

INTERCÂMBIO EM DUBLIN:

Viajar para Dublin é conhecer a capital e maior cidade da República da Irlanda. A cidade foi fundada como um assentamento viking mas hoje é reconhecidamente uma cidade global, frequentemente colocada entre as 30 mais globalizadas do mundo.

Uma das características que mais chama a atenção em Dublin é o fato da cidade respeitar o patrimônio histórico e ao mesmo tempo aderir às tendências da modernidade. Outra característica marcante é a cordialidade e generosidade do seu povo, que no passado “exportou” a mão-de-obra que construiu a América do Norte e que hoje se tornou uma das cidades que mais recebem imigrantes do mundo.

É como se fosse uma retribuição ao mundo pelo oportunidade que seus imigrantes tiveram em outros países.
Isso tem se refletido em sua economia, pois a cidade foi considerada em 2009 como a quarta mais rica do mundo em poder de compra e a décima por renda pessoal. Colabora para essa situação o grande número de empresas de tecnologia da informação e da indústria farmacêutica que se estabeleceram em Dublin tanto que muitos a chamam de Silicon Valley da Europa. Algumas dessas empresas são: Microsoft, Google, Amazon, Intel, Hewlett-Packard, Yahoo, Facebook, eBay e PayPal.

Outro atributo famoso da cidade é o grande número de eventos culturais, a cada semana há uma celebração diferente, entretanto a mais popular é sem dúvida a St. Patrick’s Day, que ocorre no dia 17 de março.
Saint Patrick é considerado o padroeiro da Irlanda, portanto, nessa data todos saem às ruas embalados por cerveja Guinness e Irish coffee, em uma espécie de carnaval, onde a cor verde predomina.

CURSOS DISPONÍVEIS EM DUBLIN:

Curso de Idiomas Férias Teens Inglês para Negócios Testes de Proficiência

dublin

Como eu posso me preparar para fazer intercâmbio em Dublin?

Uma plataforma que pode ajudar muito é o curso online Duolingo. Ele é um curso gratuito, traz exercícios bem interativos e pode inclusive te ajudar a se preparar para uma futura Certificação Internacional Duolingo que têm sido cada dia mais aceita em universidades fora do Brasil.

Outra forma muito bacana de aprender o idioma é se comunicando com outros falantes daquele idioma (nativos ou não).

Para te ajudar com isso, uma dica é você se cadastrar na plataforma Meetup, uma rede social onde você se conecta com grupo de pessoas com interesses em comum, como por exemplo falar inglês.  Basta você procurar grupos existentes na sua cidade, geralmente esses grupos marcam eventos em cafeterias e lanchonetes, basta você aparecer e começar a treinar o seu idioma!!! Em muitos grupos é comum que participem falantes nativos que moram no Brasil e que querem fazer amizades por aqui!

E para você que quer se dar bem de verdade, também é importante dar uma lida nos posts “Como se alimentar quando estamos fora do Brasil” e “Como é morar em uma homestay“.

Para aqueles que temem fazer amizades com muitos brasileiros e dessa forma “praticar” apenas o português, retornando ao Brasil sem ter aprendido nada do idioma nativo do país, também é bom ler “Amigo brasileiro, ter ou não ter?”

É verdade que em Dublin os estudantes podem trabalhar?

Sim, a Irlanda é um dos poucos países que possibilitam a experiência de Estudo e Trabalho para estudantes internacionais.

E as boas notícias não param por aí, uma primeira boa notícia para os estudantes brasileiros interessados em trabalhar na Irlanda é que não há necessidade de se providenciar um pré-visto para viajar para a Ilha Esmeralda pois o visto é conferido ao aluno assim que ele chega no país.

O visto que autoriza trabalho na Irlanda é o STAMP-2, visto concedido para o cidadão não-europeu que entra no país com o objetivo de trabalhar e frequentar aulas de inglês numa escola credenciada pelo governo irlandês.

Para tanto o curso precisa durar no mínimo 25 semanas e ter carga horária de no mínimo 15 horas semanais.

Para obter esse visto o aluno vai precisar apresentar na Imigração ao chegar no país:

Dublin

Em relação às horas permitidas para trabalho com o visto de estudante a regra é a seguinte:

Dublin

Algo bem bacana é que o estudante pode renovar esse período de estudos por mais 2 vezes estando na Irlanda.

Dublin

Quanto eu posso ganhar trabalhando em Dublin?

Se interessou? então acesse Estude e Trabalhe na Irlanda e saiba todos os detalhes de como funciona esse programa!

O valor mínimo da hora trabalhada na Irlanda é de 10,10 euros. Como o permitido é trabalhar 20 horas por semana durante o período de estudos, o ganho mensal seria de aproximadamente 808 euros. No período de férias (a restrição é de 40 horas por semana) o valor seria de 1616 euros.

Que tal conhecer melhor Dublin?

DublinDublin
DublinDublin
DublinDublin
DublinDublin
DublinDublin
DublinDublin
DublinDublin
DublinDublin
DublinDublin
idioma

Idioma

Inglês e Irlandês
Fuso-Horario

Fuso horário

+4 horas
moeda

Moeda

Euro
tomada

Tomada

220 volts

ASSISTA AO VIDEO

Cidade jovem e vibrante, tem uma grande diversidade cultural mas mantém um toque de cidade do interior.

Para converter para REAIS multiplique o valor acima por 6,67 (cotação jan/2021) ou consulte diretamente a fonte para ver valores mais atualizados clicando abaixo:

10 MOTIVOS PARA VIAJAR PARA DUBLIN

1TEMPLE BAR
Temple Bar é o nome do reduto boêmio de Dublin que além de ter uma infinidade de pubs também é local com forte vocação cultural, com institutos de arte, música, cinema e fotografia.
2CERVEJARIA GUINESS
Tida como uma das cervejas mais famosas do mundo, sua fábrica pode ser visitada. O prédio construído em 1904 fica a poucos minutos de caminhada da quadra Temple Bar.
3PUBS

Faz parte da história e da tradição irlandesa de uma forma muito legal, portanto é super comum você ver crianças indo aos pubs com os seus pais até determinado horário e também pessoas mais idosas tomando a pint do dia...Vamos se adaptar a cultura local?

4BALADA GARANTIDA
O transporte público irlandês se preocupa com os baladeiros de plantão, por isso há uma linha de ônibus especiais (os Nitelink) que entram em ação após a meia-noite e que circulam durante toda a madrugada.
5COLLEGE DE DUBLIN
É a universidade mais famosa do país e cartão-postal da cidade de Dublin. Foi fundada em 1591 pela Rainha Isabel da Inglaterra em terras confiscadas de um convento.
6CHIKEN ROLL
É um dos sanduíches preferidos dos irlandeses feito de frango empanado, salada, queijo e manteiga...Hummmm, vale a pena experimentar, não acha?
7ST. STEPHEN´S GREEN

O St. Stephen’s Green é um dos parques mais antigos e populares da cidade e é super frequentado, ainda mais porque fica na área central da cidade. É um lugar exuberante, cheio de canteiros, flores coloridas, estátuas, lago e até um jardim para deficientes visuais.

8PIQUENIQUE
Como o sol não aparece o ano inteiro, é uma festa os meses de verão, portanto, se prepare para ser convidado para muitos piqueniques no parque com os seus novos amigos.
9GRAFTON STREET

Perto das atrações mais importantes da cidade, na Grafton Street você terá contato com muitos artistas de rua que são candidatos a se transformar no novo Bono Vox da música, além de escultores, estátuas humanas, dançarinos, acrobatas, desenhistas, entre outros. Além disso, você precisa visitar as lojas, é praticamente um shopping a céu aberto.

10DUBLINIA

Dublinia é um museu interativo com inserções de filmes em terceira dimensão e alguns passeios com brincadeiras divertidas para os visitantes. Ele mostra nada mais, nada menos, o que era viver em Dublin na época dos vikings e na Idade Média.