Open Intercâmbios - High School, saiba tudo [2020]

Tudo o que você precisa saber sobre o High School:

O programa de high school é o que permite ao adolescente a mais completa imersão na cultura local pois além do aluno morar na casa de uma família nativa, como um verdadeiro filho, ainda estuda todas as matérias escolares com os alunos locais e isso faz toda a diferença.

Seu filho pode estudar Shakespeare na língua nativa do grande escritor, participar da vida esportiva do colégio e descobrir novas habilidades ao se expor à atividades culturais diversas que geralmente não são oferecidas nas escolas brasileiras.

high-school-aluna-com-microscópio
high-school-aluno-tocando-trompete

 

High School mostrando alunos jogando hóquei
High School

Além de toda vivência cultural intensa, a vida acadêmica em outros países também prepara o jovem para ser mais independente pois a forma de ensinar (e de aprender) é completamente diferente das formas mais tradicionais do Brasil. É muito comum que os conteúdos precisem ser estudados com antecedência pelos alunos para que durante as aulas haja um debate a respeito da matéria, ou seja, o aluno tem a oportunidade de expor o seu ponto de vista e de ouvir o dos colegas, não apenas ficar passivo ouvindo ao professor.

O ambiente costuma ter muito mais espaço para experiências práticas, para a pesquisa, para a contribuição entre equipes e com espaço para o autoconhecimento.

 

High School
High School

 

Onde eu vou morar durante o meu High School?

Na maioria dos programas de High School os alunos são acolhidos em casas de família local. Todas as famílias admitidas no programa passam por visita de um coordenador do programa e são entrevistadas para garantir que os alunos terão a melhor experiência possível.

Quando o aluno ingressa no programa de intercâmbio High School é necessário que ele preencha um documento chamado Application Form, é basicamente um formulário onde ele vai se apresentar escrevendo quais são seus hobbies, como é a sua personalidade, qual o objetivo dele em fazer o programa e aprender outro idioma, etc…É bacana quando o aluno anexa fotos de momentos marcantes na vida dele também.

 

High School
High School

 

Posso escolher aonde vou morar durante o meu High School?

É muito importante informar que quem faz a seleção são as famílias e não o aluno, por isso da importância de ser bem detalhista ao preencher o Application Form, pois isso garantirá o “match” perfeito (conte com a Open para lhe auxiliar com isso).

Assim que selecionada a família, a Open já informa ao aluno enviando uma apresentação da família que será sua anfitriã. É fortemente recomendado que o aluno faça contato (via redes sociais, e-mail ou telefone) com a família antes da viagem pois assim já começa a criar uma conexão bacana!

Para se dar bem com a família não deixe dever os vídeos gravados por uma das participantes do programa: “Meu dia-a-dia no High School” e “Micos na homestay“. Para te ajudar também preparamos os posts: “Como é morar em uma homestay” e “Amigo brasileiro, ter ou não ter?“.

No High School como funciona o ano letivo quando eu retornar ao Brasil? Vou ficar atrasado(a) em relação à minha escola brasileira?

Os pais não precisam se preocupar pois o período estudado fora é validado pela escola brasileira como se o aluno nunca tivesse se ausentado do Brasil, mas é importante seguir alguns passos para que esse reconhecimento seja feito corretamente.

No Brasil segundo as diretrizes do Ministério das Relações Exteriores a revalidação de diplomas e certificados do Ensino Médio não passa pelo controle do MEC, sendo na verdade comandado pelas Secretarias Estaduais de Educação de cada Estado.

Assim, para que as famílias tenham a informação mais atual possível orientamos que os pais solicitem maiores detalhes diretamente na escola onde o filho estuda aqui no Brasil ou na Delegacia de Ensino da respectiva cidade.

Na maioria das vezes durante o High School é solicitado que o aluno estude pelo menos uma matéria dentro dos seguintes grupos:

a) Matemática (Álgebra, Geometria ou Cálculo);

b) Ciências (Química, Física ou Biologia);

c) Ciências Sociais (História, Geografia ou Ciências Políticas);

d) Línguas (pode ser a língua nativa do país ou qualquer outra língua estrangeira, incluindo Literatura).

Quais as etapas para a validação do meu intercâmbio?

  1. Emissão do Boletim Escolar do Aluno pela instituição internacional;
  2. Validação do Boletim Escolar no Consulado Brasileiro do país onde o aluno estudou;
  3. Assinatura do Boletim Escolar pela autoridade consular da Embaixada Brasileira;
  4. Envio da documentação para o Brasil aos cuidados da Open Intercâmbios;
  5. Entrega da documentação à família do estudante para fazer a tradução juramentada;
  6. Tradutor juramentado contratado pela família faz a tradução e dá fé-pública ao documento;
  7. O documento traduzido e juramentado é entregue à escola brasileira.

High School

Como fazer a minha matrícula no Brasil depois de retornar do meu intercâmbio?

Em geral a maioria das escolas solicita o Boletim Escolar traduzido e juramentado e em alguns casos é agendado uma prova de língua portuguesa.

Se o aluno concluiu o Ensino Médio fora do Brasil o documento deve ser entregue à Delegacia de Ensino da cidade ou região onde o aluno reside, dessa forma ele vai poder seguir normalmente a sua trajetória acadêmica para a Universidade.

Entre em contato para não deixar passar essa oportunidade única na vida do seu filho!

ASSISTA AO VÍDEO DO HIGH SCHOOL

Quer saber tudo o que te aguarda num dos programas de High School mais concorridos no Canadá???
 

PERGUNTAS FREQUENTES

1QUAL A DURAÇÃO DO PROGRAMA?

Pode variar entre 1 ou 2 semestres, sendo que se for de 1 semestre o tempo de duração da viagem é de 5 meses e se for de 2 semestres o tempo é de 10 meses.

2POSSO VALIDAR O TEMPO DE ESTUDO QUANDO REGRESSAR AO BRASIL?COMO?

Sim, se a duração do curso for de no mínimo 1 semestre. Entretanto, é importante o aluno seguir alguns passos:

- Antes de ir: o aluno deve se informar na escola brasileira sobre quais as matérias que a mesma exige que o aluno curse no exterior para que ela possa validar o período estudado*. Geralmente a recomendação é que o aluno estude pelo menos uma matéria dentro dos seguintes grupos:

a) Matemática (Álgebra, Geometria ou Cálculo)
b) Ciências (Química, Física ou Biologia)
c) Ciências Sociais (História, Geografia ou Ciências Políticas)
d) Línguas (pode ser a língua nativa do país ou qualquer outra língua estrangeira, incluindo literatura).
* É recomendável solicitar um documento da escola orientando o aluno em relação a isso.

- Ao retornar ao Brasil: será emitido e enviado ao Brasil a documentação que comprova que ele cursou o ensino médio naquele país. Esse documento já virá validado pelo Consulado Brasileiro do país onde ele estudou e deverá ser encaminhado a um tradutor juramentado para que seja traduzido para o português. Na documentação constará o período estudado, as matérias, a carga horária e as notas.

Com a apresentação dessa documentação o aluno brasileiro retornará para concluir o ensino médio no Brasil como se ele nunca houvesse se ausentado (ex.: se ele fez o 1˚ ano no Brasil e depois o 2˚ ano no Exterior quando ele retornar ele vai entrar diretamente no 3˚ ano no Brasil).

3E SE O ALUNO FOR CURSAR O ÚLTIMO ANO DO ENSINO-MÉDIO NO EXTERIOR?

O processo é basicamente o mesmo descrito na resposta 2, entretanto a responsabilidade e decisão quanto à validação fica por conta da Diretoria de Ensino local.

4COMO É A GRADE CURRICULAR

Muito diferente das escolas brasileiras, no Exterior não há uma grade de matérias fixas, ou seja, apesar de algumas matérias ainda serem obrigatórias o sistema é mais flexível permitindo que cada aluno escolha algumas matérias que lhe desperte maior interesse.

É uma experiência muito enriquecedora para o aluno brasileiro pois permite que ele desenvolva habilidades que não teria contato se permanesse apenas estudando no Brasil. Alguns exemplos de matérias que podem ser estudadas:

- Fotografia

- Marcenaria

- Empreendedorismo

- Culinária, etc...

5É NECESSÁRIO TER UM NÍVEL DE INGLÊS MÍNIMO PARA PARTICIPAR?

Não, o aluno não precisa ter um nível mínimo. Como nessa idade o aprendizado é muito mais rápido e ele vai estar imerso num ambiente onde só ouvirá e falará inglês, muito rapidamente ele se adapta.

6POSSO VIAJAR SOZINHO QUANDO ESTIVER MORANDO FORA DO BRASIL

Há inúmeras atividades com viagens planejadas pelo programa de intercâmbio, algumas são recreativas e culturais na própria região onde o aluno morar e outras mais distantes.

Para participar das viagens mais distantes que envolvem trechos aéreos, o aluno precisará da autorização dos pais brasileiros, da autorização do coordenador local e também do consentimento dos “pais estrangeiros”.

É importante mencionar que todas as atividades e viagens programadas pela Instituição do Exterior terá acompanhamento de responsáveis e monitores locais.

7POSSO TRABALHAR ENQUANTO ESTOU FAZENDO HIGH SCHOOL?

Não, o aluno não poderá trabalhar pois não terá visto de trabalho, apenas visto de estudo.

8POSSO ESCOLHER ONDE VOU MORAR? COMO FUNCIONA A SELEÇÃO DAS FAMÍLIAS?

Não, o aluno poderá morar em qualquer cidade dentro da província. Funciona da seguinte forma: no Brasil, o aluno preencherá um Application onde escreverá (em inglês) sobre sua personalidade, sua família, seus hobbies, seu objetivo ao aprender inglês, etc...
Juntamente com essa redação o aluno deverá juntar fotos de momentos marcantes na vida dele.

Esse Application é enviado para o país e então o programa inicia a seleção da família. É muito importante que o Application seja bem elaborado (conte com a OPEN para instruí-lo) para que as famílias cadastradas se interessem em receber o aluno pois é a família que escolhe o aluno.

Assim que selecionada a família, a OPEN informa ao aluno sobre a família e a escola onde ele estudará. É fortemente recomendado que o aluno faça contato (por e-mail, facebook, telefone, etc...) com a família antes da viagem pois assim já começa a interação entre ambos.

9POSSO TROCAR DE HOMESTAY

Sim, o coordenador responsável pelo aluno vai analisar o caso, conversando com o aluno e com a hostfamily, e se for o caso mudar.

10EU DEVERIA LEVAR ALGUM PRESENTE PARA A FAMÍLIA HOSPEDEIRIA? O QUÊ?

Não é necessário mas é extremamente simpático levar algum presente do Brasil como forma de agradecimento à família em recebê-lo.

Algumas sugestões que costumam agradar:

Chinelos de dedo;

Camisetas do Brasil;

Cremes de beleza com ingredientes típicos do Brasil;

Doces típicos (ex.: doce de leite, cocada, chocolates, etc...);

Artesanatos.

Existem livros turísticos sobre o Brasil (em outros idiomas) com fotos e com explicações sobre a cultura, os costumes, as festas, etc, que também são uma excelente lembrança e você ainda pode escrever uma dedicatória para eles.

11O QUE EU PRECISO LEVAR NA MALA?

Além de roupas e itens pessoais, é importante levar toalhas de banho. Não é necessário levar roupas de cama.

12SE O PAÍS É FRIO DEVO COMPRAR AS ROUPAS AQUI OU LÁ

Você pode usar as roupas de inverno brasileiras mesmo nos países com inverno rigoroso pois geralmente lá eles se vestem em camadas já que praticamente todos os lugares (casa, escola, ônibus, shoppings, etc...)
possuem sistema de aquecimento, ou seja, o ideal é que você adquira um bom casaco/jaqueta lá para usar em ambiente externo e use roupas “normais” por baixo dele para estar nos ambientes aquecidos (roupas brasileiras). Indicamos que você adquira um bom calçado por lá pois existem boas opções waterproof (à prova de água) e antiderrapante, os quais são muito indicados se você for conviver diariamente com a neve.

Essas roupas mais adaptadas ao clima de inverno geralmente têm preços bem mais acessíveis lá do que se você for procurar comprá-las aqui no Brasil.

13QUAL A VANTAGEM DE CONTRATAR UMA AGÊNCIA DE INTERCÂMBIO? COMO A OPEN VAI ME AUXILIAR?

As principais vantagens em contratar uma agência no Brasil, especialmente a OPEN:

- Maior segurança: Seu contrato será em português;

- Orientação: Seu filho vai ter suporte em todo o processo desde o planejamento da viagem até o seu retorno;

- Indicação de escolas: A OPEN só trabalha com escolas sérias e consolidadas e já visitou quase todas as instituições oferecidas para comprovar a qualidade do ensino e poderá indicar a mais adequada ao seu perfil;

- Tranquilidade para os pais: Durante a viagem os pais terão o contato da agência aqui do Brasil para auxiliá-los.

Algo importante para você saber é que não há desconto ou variação alguma de preço se o aluno contratar o curso diretamente com a escola no exterior porque na verdade a remuneração da agência é paga pelas escolas como uma forma de comissão variável pelo número de alunos recrutados pela agência para aquela escola, ou seja, não há vantagem financeira para o aluno em contactar diretamente a escola.

ESTUDAR OU TRABALHAR NO EXTERIOR?
Aqui seu sonho não tem fronteira!

Nome



Email



Telefone



O que procura?

Estudar no exterior?Trabalhar no exterior?Aperfeiçoar idioma?Experiência internacional?Alavancar carreira?Outros motivos (Indique na Mensagem)

Como você prefere ser contactado?

EmailWhatsAppTelefone

Mensagem: