Preparatórios para testes de proficiência é na Open Intercâmbios

Os cursos preparatórios são indicados para os alunos que queiram comprovar o seu nível de fluência no idioma através de testes que são reconhecidos internacionalmente.

Muitas empresas solicitam uma nota específica nesses tipos de teste para contratar ou promover seus funcionários para determinados cargos.
Além disso, esses cursos também são necessários para alunos que queiram estudar num College ou numa Universidade estrangeira, já que um dos requisitos de aceite é o nível de conhecimento no idioma.

Os testes de maior reconhecimento internacional são:

  1. TOEFL
  2. TOEIC
  3. IELTS
  4. CAMBRIDGE
  5. BULATS
  6. DELE

As escolas que oferecem o curso preparatório têm professores especializados e oferecem foco para o aluno alcançar a maior nota possível na prova, consulte-nos.

PERGUNTAS FREQUENTES

1QUAL O NÍVEL DE INGLÊS NECESSÁRIO?

Depende do tipo de exame preparatório escolhido, consulte-nos.

2QUAL A DATA DE INÍCIO DO CURSO?

A grande maioria dos exames preparatórios têm turmas iniciando todas as semanas, consulte-nos.

3APÓS A PREPARAÇÃO PARA AS PROVAS EU POSSO ME SUBMETER ÀS PROVAS NO EXTERIOR?

Sim, é possível. Muitas escolas são também centro de testes, caso a escola escolhida não seja, com certeza poderá lhe indicar o local mais próximo para você se inscrever.

4O QUE É O TOEFL? COMO FUNCIONA?

É um exame de origem norte-americana que tem como objetivo principal avaliar o potencial individual de falar e entender o idioma quanto à leitura, escrita, compreensão auditiva e expressão oral. O vocabulário e os textos são voltados a temas acadêmicos e o teste é administrado por uma instituição chamada de Educational Testing Service. O teste é reconhecido por mais de 9000 instituições de ensino superior, universidades e agências em mais de 130 países.

O TOEFL tem validade de 2 anos e não há limitação para a quantidade de vezes que o aluno pode se submeter ao teste (desde que com intervalo de pelo menos 12 dias entre as tentativas).

5QUAIS OS TIPOS DE PROVA DO TOEFL?

Existem 3 tipos de prova:

a) TOEFL ibt: O TOEFL ibt (Internet Based Test) é administrado através da internet. Embora o teste seja via internet é necessário o aluno se dirigir a centros credenciados para a administração do teste.

b) TOEFL pbt: O TOELF pbt (Paper Based Test) é a versão mais antiga administrado via papel impresso, só possível de ser realizado nos países onde nenhum local ofereça o exame via internet.

c) TOEFL itp: O TOEFL itp (Intitutional Testing Program) é o mais fácil dos testes, entretanto, não é um exame internacionalmente reconhecido, só tendo valor dentro da instituição onde o aluno estude, não é aceito como exame de proficiência para admissão em universidades.

6QUAL A DURAÇÃO DA PROVA DO TOEFL? COMO É A CLASSIFICAÇÃO?

A prova do TOEFL ibt tem uma duração de aproximadamente 4 horas e a nota máxima possível é de 120. A pontuação indicará o nível de fluência do aluno no idioma, sendo que:

De 57-86 pontos: Nível intermediário (B1)

De 87-109 pontos: Nível intermediário-avançado (B2)

De 110-120 pontos: Nível avançado (C1)

7O QUE É O TOEIC? COMO FUNCIONA?

TOEIC – Também é um exame de origem note-americana, administrado pela mesma instituição do TOEFL com a diferença de que no TOEIC o exame avalia a proficiência em inglês de falantes não-nativos para a comunicação no ambiente de negócios. Ele proporciona ao selecionador a segurança de mensurar as competências linguísticas dos candidatos a partir de uma certificação internacional.
A prova é composta de 200 questões, sendo 100 de compreensão auditiva e 100 de leitura.

8O QUE É O IELTS? COMO FUNCIONA?

É um exame de origem britânica cuja sigla significa International Language Testing System. Tem um objetivo semelhante ao do TOEFL porém a entidade que é responsável pelo IELTS é um departamento dentro da University of Cambridge.
Esse Exame também é muito popular sendo aceito por mais de 8 mil organizações ao redor do mundo.

É um exame também aceito em países de língua inglesa para fins de imigração e é aplicado em mais de 140 países. Possuí validade de 2 anos.
Embora o IELTS seja um teste de origem britânica como ele tem abragência global durante a prova o aluno será exposto a grande variedade de sotaques como o americano, australiano e neozelandês.

9QUAIS OS TIPOS DE PROVA DO IELTS?

Existem 2 tipos de IELTS:

a) IELTS Geral: Exame é direcionado para alunos que pretendam emigrar para um país de idioma inglês.

b) IELTS Acadêmico: Exame direcionado para alunos que pretendam ingressar num curso de graduação ou pós-graduação.

A prova de compreensão e conversação é a mesma para os 2 tipo de teste, mas as de escrita e leitura são diferentes. No IELTS Geral, os textos estarão relacionados com situações mais cotidianas enquanto que no IELTS Acadêmico os tópicos são mais analíticos.

10QUAL A DURAÇÃO DA PROVA DO IELTS? COMO É A CLASSIFICAÇÃO?

A duração total do teste é de 2 horas e 44 minutos.
A classificação vai de 1 a 9 e independente da nota conseguida não existe aluno aprovado ou reprovado.

De 1 a 3.5: O aluno tem um conhecimento básico no idioma (A1 e A2)

De 4 a 5 pontos: O aluno é considerado de nível intermediário (B1)

De 5.5 6.5: O aluno é considerado de nível intermediário-avançado

De 7 a 8.5: O aluno é considerado de nível avançado

9: Nível de fluência total no idioma.

11QUAIS OS EXAMES DE CAMBRIDGE?

Os exames de Cambridge também possuem origem britânica e também são administrados pela University of Cambridge. Compreende um conjunto de 5 exames criados para avaliar diferentes níveis de proficiência no inglês. A série completa de exames é a seguinte:

a) KET (Key English Test) Cambridge Level ONE

b) PET (Preliminary English Test): Cambridge Level TWO

c) FCE (First Certificate in English): Cambridge Level THREE

d) CAE (Certificate in Advanced English): Cambridge Level FOUR

e) CPE (Certificate of Proficiency in English): Cambridge Level FIVE (o nível mais avançado).

Além desses exames de natureza mais acadêmica também existe o Exame BEC (Business English Certificate) que é um certificado indicado para alunos que desejam adquirir fluência na área de inglês para negócios internacionais.

12O QUE É O BULATS? COMO FUNCIONA?

É semelhante ao TOEIC pois também é voltado a avaliar o conhecimento de idioma que o individuo tem em ambientes de negócios. Foi desenvolvido pelos seguintes parceiros: University of Cambridge ESOL Examinations, Alliance Française, Goethe Institut e Universidad de Salamanca, os quais são membros da Association of Language Testers in Europe.

Os candidatos são classificados dentro de 6 níveis (A1/A2/B1/B2/C1/C2), segundo critérios padronizados pelo Conselho Europeu.

13O QUE É O DELE? COMO FUNCIONA?

O DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira) é o teste oficial de avaliação do grau de fluência em espanhol, emitido e reconhecido pelo Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha.

O Instituto Cervantes é a instituição responsável pelos exames no Brasil e a University of Salamanca é a responsável com a elaboração, correção e classificação final do teste.

Para cursar uma graduação em uma universidade de língua espanhola é preciso em geral ter o diploma C1.

14COMO É A CLASSIFICAÇÃO DO DELE?

O DELE é dividido em 6 níveis

A1: Esse nível classifica o estudante como alguém com competência linguística suficiente para compreender e usar expressões cotidianas em espanhol, como pedir e dar informações e manter um diálogo informal.

A2:Teoricamente este aluno não terá problemas para falar sobre lugares que tem interesse em frequentar, conversar sobre profissões e outros diálogos básicos.

B1: Este nível qualifica o aluno entre o básico e o intermediário, mas ainda não quer dizer que o aluno está apto para diálogos complexos.

B2: Este nível pode ser considerado um nível intermediário avançado. Entende-se que o aluno classificado como B2 tem o conhecimento necessário para se comunicar em situações diárias que exigem um conhecimento maior da língua.

C1: qui o estudante é classificado como alguém com competência necessária para lidar com situações que exigem o uso avançado da língua. Este nível é o exigido pelas universidades ao aceitar alunos estrangeiros.

C2: Este é o nível mais alto do DELE. Para ser classificado como nível C2 é necessário ter conhecimento avançado da língua espanhola e estar apto para se comunicar em qualquer situação. Para isso é preciso ter o idioma fluente e um alto conhecimento cultural.

15CASO EU OPTE EM FICAR NUMA HOMESTAY EU DEVERIA LEVAR ALGUM PRESENTE PARA A FAMÍLIA? O QUÊ?

É extremamente simpático levar algum presente do Brasil como forma de agradecimento à família em recebê-lo.

Algumas sugestões que costumam agradar:

- Chinelos de dedo;

- Camisetas do Brasil;

- Cremes de beleza com ingredientes típicos do Brasil;

- Doces típicos (ex.: doce de leite, cocada, chocolates, etc...);

- Artesanatos.

Existem livros turísticos belíssimos sobre o Brasil (em outros idiomas) com fotos e com explicações sobre a cultura, os costumes e as festas, que também são uma excelente lembrança e você ainda pode escrever uma dedicatória para eles. ;)

16 ONDE VOU MORAR? QUAIS OS TIPOS DE ACOMODAÇÃO?

A acomodação é oferecida pela própria escola escolhida pelo aluno, sendo que podem variar entre:

Homestay: São famílias selecionadas na cidade escolhida e que recebem o aluno oferecendo além da estrutura da casa, também um quarto e um banheiro – individual ou compartilhado. É o tipo de acomodação mais completa, pois através dela o aluno tem acesso a conviver com os hábitos e costumes do país, geralmente tem as refeições incluídas no pacote além de praticar a língua nativa 100% do tempo. Esse tipo de acomodação é a mais em conta para o aluno, porém as famílias geralmente moram em locais que ficam entre 30 à 50 minutos da escola.

Residência estudantil: Nas residências estudantis geralmente moram estudantes de outros países que assim como você estarão lá para estudar inglês. Os quartos podem ser individuais ou compartilhados e geralmente há uma cozinha comunitária onde os próprios alunos preparam suas refeições. É ideal para o aluno que prioriza ter mais independência e quer ficar mais próximo à escola.

Hostel: Muito semelhante à residência estudantil, a diferença é que no Hostel o aluno não conviverá apenas com outros estudantes internacionais mas também com viajantes de outros lugares que estarão ali em virtude de turismo, trabalho, etc...

Hotel: Para o aluno que prefira mais independência e privacidade o hotel é a opção ideal, a desvantagem seria o custo mais alto e a não-convivência / menor convivência com falantes nativos e outros estudantes internacionais.

17O QUE EU PRECISO LEVAR NA MALA?

Além de roupas e itens pessoais, é importante levar toalhas de banho. Não é necessário levar roupas de cama.

18SE O PAÍS É FRIO EU DEVO COMPRAR AS ROUPAS AQUI OU LÁ?

Você pode usar as roupas de inverno brasileiras mesmo nos países com inverno rigoroso pois geralmente lá eles se vestem em camadas pois em praticamente todos os lugares (casa, escola, ônibus, shoppings, etc...) existem sistema de aquecimento, ou seja, o ideal é que você adquira um bom casaco/jaqueta lá para usar em ambiente externo e use roupas “normais” por baixo dele para estar nos ambientes aquecidos (roupas brasileiras).

Indicamos também que você adquira um bom calçado por lá pois existem boas opções waterproof (à prova de água) e antiderrapante, os quais são muito indicados se você for conviver diariamente com a neve.

Essas roupas mais adaptadas ao clima de inverno geralmente têm preços bem mais acessíveis lá do que se você for procurar comprá-las aqui no Brasil.

19QUAL A VANTAGEM DE CONTRATAR UMA AGÊNCIA DE INTERCÂMBIO? COMO A OPEN IRÁ ME AUXILIAR?

As principais vantagens em contratar uma agência no Brasil, especialmente a OPEN:

- Maior segurança: Seu contrato será em português;

- Orientação: Seu filho vai ter suporte em todo o processo desde o planejamento da viagem até o seu retorno;

- Indicação de escolas: A OPEN só trabalha com escolas sérias e consolidadas e já visitou quase todas as instituições oferecidas para comprovar a qualidade do ensino e poderá indicar a mais adequada ao seu perfil;

- Tranquilidade para os pais: Durante a viagem os pais terão o contato da agência aqui do Brasil para auxiliá-los.

Algo importante para você saber é que não há desconto ou variação alguma de preço se o aluno contratar o curso diretamente com a escola no exterior porque na verdade a remuneração da agência é paga pelas escolas como uma forma de comissão variável pelo número de alunos recrutados pela agência para aquela escola, ou seja, não há vantagem financeira para o aluno em contactar diretamente a escola.

19/10/2019

Como se alimentar quando estamos fora do Brasil

Quando estamos fora do Brasil, o melhor a fazer é […]
01/10/2019

O que faz a diferença na OPEN

A OPEN nasceu para revolucionar o mercado de intercâmbio, já […]
11/09/2019

Trabalhar na Irlanda

Uma primeira boa notícia para os estudantes brasileiros interessados em […]
 

Nome



Email



Telefone



O que procura?

Estudar no exterior?Trabalhar no exterior?Aperfeiçoar idioma?Experiência internacional?Alavancar carreira?Outros motivos (Indique na Mensagem)

Como você prefere ser contactado?

EmailWhatsAppTelefone

Mensagem: