Estudo e Trabalho na Espanha - Open Intercâmbios

Estudo e Trabalho Espanha

TUDO O QUE VOCÊ SEMPRE QUIS SABER PARA TRABALHAR NA ESPANHA

Agora os estudantes brasileiros interessados em Estudar & Trabalhar na Espanha, morando numa das cidades mais lindas e ricas da Europa – Barcelona – podem seguir esse passo-a-passo para viver essa experiência espetacular.

Há programas de estudos para 26 ou 48 semanas e esse programa de estudos engloba tanto cursos específicos para idioma, como para negócios, para medicina e para treinamento de professores.

Nesse programa de estudos, o aluno precisa estudar no mínimo 15 horas por semana num curso com duração mínima de 180 dias. Obedecendo a essa regra e aplicando corretamente, o aluno poderá obter a permissão de trabalho para trabalhar até 20 horas por semana, recebendo de 7-8 euros por hora.

Preparamos um guia com informações para você fazer adequadamente o processo:

Estudo e Trabalho Espanha

Ainda no Brasil o aluno deverá aplicar para o visto de estudante que necessita de entrevista presencial no consulado. É importante você saber que há vários consulados da Espanha no Brasil e que você deve aplicar para o consulado da sua região, pois há uma espécie de jurisdição entre eles, nem sempre o mais acessível é o que atende o local onde você mora, confira!

Em resumo os documentos solicitados pelo Consulado para emissão do visto de estudante são:

Estudo e Trabalho Espanha

Os familiares do estudante (cônjuge, companheiro estável e filhos menores de 18 anos ou que possuam alguma incapacidade) precisam comprovar a relação de parentesco com o estudante, mas o visto de trabalho não é estendido ao cônjuge como acontece em outros países.

O visto custa atualmente (out/2019) 60 euros e o prazo para resposta do Consulado pode demorar até 1 mês, podendo ocorrer solicitação de mais documentação ou até agendamento de uma entrevista pessoal no Consulado.

Obtido o visto de estudante, o que eu preciso apresentar na Imigração ao chegar na Espanha?

Estudo e Trabalho Espanha

 

Estudo e Trabalho Espanha

Ao chegar na Espanha o aluno já deve dar entrada para tirar o NIE (Número de Identidad de Extranjero or Foreigner Identify Number).

Trata-se de um número pessoal e único que todos os estrangeiros que permanecerão no país por mais de 180 dias devem possuir, ele permite que o aluno estrangeiro faça coisas como: assinar um contrato de trabalho, abrir conta num Banco, etc…

PROCESSO PARA CONSEGUIR O NIE:

ETAPA 1:  EMPADRONAMIENTO   

Antes de aplicar para o NIE o estudante precisa ter o seu Empadronamiento (é basicamente um registro que o governo vai ter do local onde você está morando).

Para conseguir isso, o aluno deve agendar um horário no Ayuntamiento de Barcelona (Câmara Municipal de Barcelona) e separar os seguintes documentos para apresentar:

1) Contrato do local de acomodação (com o seu nome)

2) Uma cópia da identidade do proprietário

3) Uma cópia de uma conta em nome do proprietário

4) O passaporte

Após a apresentação desses documentos o estudante receberá um documento informando sobre o seu registro em Barcelona (tal documento tem validade por 90 dias).

 

ETAPA 2: NIE

O processo de agendamento para o NIE é online e como muito alunos realizam indevidamente o agendamento antes de chegar à Espanha, ocorre do sistema estar sem horário com meses de antecedência. Assim, se o sistema mostrar que não tem horário, se mantenha checando todos os dias pois geralmente surgem vagas. Dica: novos horários são tipicamente postados às segundas-feiras.

Os seguintes documentos serão necessários para apresentar no dia agendado:

1) Formulário de aplicação preenchido

2) Empadronamiento

3) Confirmação dos Estudos (que incluí pagamentos e curso e que é fornecido pelo escola)

4) Prova do seguro de saúde internacional

5) Passaporte com visto de estudante

6) Fotos para o NIE Card (tirar numa das lojas da cidade para que seja no formato específico)

7) Taxa TASA de 20 euros paga num banco

8) Cópias de todos os documentos acima

Após o processo acima ser concluído, o aluno precisa aguardar de 3 semanas a 1 mês para pegar o seu cartão NIE. O prazo correto e o local de retirada (geralmente uma estação de polícia) será informada ao aluno. No dia de retirada o aluno precisa apresentar os documentos e o passaporte usados para a aplicação.

 

Estudo e Trabalho Espanha

Após o aluno escolher o banco espanhol de sua preferência e agendar um horário (a maioria dos bancos abre após às 14h00) ele precisará apresentar:

1) NIE Card

2) Empadronamiento

3) Comprovação de que é um estudante

 

Estudo e Trabalho Espanha

O aluno somente pode solicitar um Social Security Number após receber uma oferta de emprego. Para isso, ele precisa ir em um dos escritórios públicos em Barcelona (tem um em particamente todos os bairros) e apresentar:

1) NIE Card

2) Job Offer recebida

3) Comprovação da conta bancária aberta na Espanha

Quanto eu posso ganhar trabalhando na Espanha?

O valor mínimo da hora trabalhada na Espanha é de 7-8 euros. Como o permitido é trabalhar 20 horas por semana durante o período de estudos, o valor mensal seria de aproximadamente 560 a 640 euros. Se convertemos para REAIS (taxa de 4,76) o valor seria de R$ 2.665,60 a 3.046,40 aproximadamente.

Qual a minha previsão de gastos na Espanha para me manter sozinho?

Como o curso já precisa ter sido quitado antes do embarque supondo-se que as despesas envolvam acomodação, alimentação, lavanderia, telefone e transporte, esse valor giraria em torno de 650 euros por mês, ou seja de R$ 3.094,00 / mês.

*** Importante: todos os gastos são estimados, o valor depende do estilo de vida e consumo de cada um.

 

MERCADO DE TRABALHO NA ESPANHA:

Quanto maior o nível de fluência no idioma, obviamente maiores serão as chances do aluno conseguir uma boa colocação de trabalho no país, entretanto, em função até mesmo do tempo permitido de horas de trabalho o mais comum é que o aluno consiga posições de trabalho na área de serviços, como por exemplo: trabalhos em Coffee Shops, Pubs, Restaurantes, etc…

Os sites mais utilizados para a procura de emprego na Espanha são os seguintes:

https://www.infojobs.net/

https://www.monster.es/

https://www.indeed.es/

https://www.donempleo.com/

https://barcelona.xpatjobs.com/

http://www.jobsinbarcelona.es/

https://www.lingobongo.com/barcelona/

 

Gostou das informações? Então comece a planejar ainda hoje a sua viagem para a Espanha!!!

PERGUNTAS FREQUENTES

1QUAL O NÍVEL DE ESPANHOL NECESSÁRIO?

Na Espanha para cursos de idioma não há exigência de nível minimo no idioma, qualquer aluno é elegível para participar.

2QUAIS AS ÁREAS DE TRABALHO E OS PAÍSES DISPONÍVEIS PARA REALIZAR ESSE TIPO DE PROGRAMA?

O programa de trabalho remunerado está disponível na Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Espanha e em geral a a área de trabalho vai depender muito mais do nível de fluência do aluno no idioma do que propriamente na formação / experiência do aluno no Brasil.

3COMO FUNCIONA O PROGRAMA DE ESTUDO E TRABALHO NA ESPANHA?

Ainda no Brasil o aluno aplica para um visto de estudante e após chegar à Espanha faz os demais procedimento e tira os demais documentos (Empadronamiento, NIE, abre conta num banco espanhol e após achar uma vaga de emprego aplica para o Social Security Number). Dúvidas, consulte diretamente o site do Consulado:
exteriores.gob.es/Embajadas

4NA ESPANHA A ESCOLA VAI ARRUMAR EMPREGO PRA MIM? POSSO ESCOLHER ONDE VOU TRABALHAR?

Não existe essa possibilidade.

A maioria das escolas oferece cursos, wokshops e até treinamento para que os alunos se preparem e consigam por si só a tão sonhada vaga de trabalho, mas a conquista da vaga caberá a cada aluno.

5QUANTO VOU GANHAR?

Obviamente o valor de salário estará diretamente ligado à qualificação exigida pela vaga. Para pessoas que além da formação/experiência também possuam nível de espanhol fluente as oportunidades serão maiores. Entretanto, mesmo para as vagas com menor nível de exigência o salário nunca poderá ser menor do que a legislação do país classifica como salário-mínimo.

Na Espanha o salário-mínimo por hora trabalhada varia de 7-8 euros (referência 2019) e varia conforme a qualificação do funcionário.

6ONDE VOU MORAR? QUAIS OS TIPOS DE ACOMODAÇÃO?

A acomodação é oferecida pela própria escola escolhida pelo aluno, sendo que podem variar entre:

Homestay: São famílias selecionadas na cidade escolhida e que recebem o aluno oferecendo além da estrutura da casa, também um quarto e um banheiro – individual ou compartilhado. É o tipo de acomodação mais completa, pois através dela o aluno tem acesso a conviver com os hábitos e costumes do país, geralmente tem as refeições incluídas no pacote além de praticar a língua nativa 100% do tempo. Esse tipo de acomodação é a mais em conta para o aluno, porém as famílias geralmente moram em locais que ficam entre 30 à 50 minutos da escola.

Residência estudantil: Nas residências estudantis geralmente moram estudantes de outros países que assim como você estarão lá para estudar inglês. Os quartos podem ser individuais ou compartilhados e geralmente há uma cozinha comunitária onde os próprios alunos preparam suas refeições. É ideal para o aluno que prioriza ter mais independência e quer ficar mais próximo à escola.

Hostel: Muito semelhante à residência estudantil, a diferença é que no Hostel o aluno não conviverá apenas com outros estudantes internacionais mas também com viajantes de outros lugares que estarão ali em virtude de turismo, trabalho, etc...

Hotel: Para o aluno que prefira mais independência e privacidade o hotel é a opção ideal, a desvantagem seria o custo mais alto e a não-convivência / menor convivência com falantes nativos e outros estudantes internacionais.

7CASO EU ESCOLHA FICAR NUMA HOMESTAY EU DEVERIA LEVAR ALGUM PRESENTE PARA A FAMÍLIA? O QUÊ?

É extremamente simpático levar algum presente do Brasil como forma de agradecimento à família em recebê-lo.
Algumas sugestões que costumam agradar:

- Chinelos de dedo;

- Camisetas do Brasil;

- Cremes de beleza com ingredientes típicos do Brasil;

- Doces típicos (ex.: doce de leite, cocada, chocolates, etc...);

- Artesanatos.

Existem livros turísticos belíssimos sobre o Brasil (em espanhol) com fotos e com explicações sobre a cultura, os costumes e as festas que também são uma excelente lembrança e você ainda pode escrever uma dedicatória para eles.

8O QUE EU PRECISO LEVAR NA MALA?
Além de roupas e itens pessoais, é importante levar toalhas de banho. Não é necessário levar roupas de cama.
9QUAL A VANTAGEM EM CONTRATAR UMA AGÊNCIA DE INTERCÂMBIO? COMO A OPEN IRÁ ME AUXILIAR?

As principais vantagens em contratar uma agência no Brasil, especialmente a OPEN:

- Maior segurança: Seu contrato será em português;

- Orientação: Seu filho vai ter suporte em todo o processo desde o planejamento da viagem até o seu retorno;

- Indicação de escolas: A OPEN só trabalha com escolas sérias e consolidadas e já visitou quase todas as instituições oferecidas para comprovar a qualidade do ensino e poderá indicar a mais adequada ao seu perfil;

- Tranquilidade para os pais: Durante a viagem os pais terão o contato da agência aqui do Brasil para auxiliá-los.

Algo importante para você saber é que não há desconto ou variação alguma de preço se o aluno contratar o curso diretamente com a escola no exterior porque na verdade a remuneração da agência é paga pelas escolas como uma forma de comissão variável pelo número de alunos recrutados pela agência para aquela escola, ou seja, não há vantagem financeira para o aluno em contactar diretamente a escola.

19/10/2019
Como se alimentar quando estamos fora do Brasil

Como se alimentar quando estamos fora do Brasil

Quando estamos fora do Brasil, o melhor a fazer é […]
01/10/2019
O que faz a diferença na OPEN

O que faz a diferença na OPEN

A OPEN nasceu para revolucionar o mercado de intercâmbio, já […]
11/09/2019

Trabalhar na Irlanda

Uma primeira boa notícia para os estudantes brasileiros interessados em […]
ESTUDAR OU TRABALHAR NO EXTERIOR?
Aqui seu sonho não tem fronteira!

Nome



Email



Telefone



O que procura?

Estudar no exterior?Trabalhar no exterior?Aperfeiçoar idioma?Experiência internacional?Alavancar carreira?Outros motivos (Indique na Mensagem)

Como você prefere ser contactado?

EmailWhatsAppTelefone

Mensagem: