Estudo e Trabalho na Irlanda - Open Intercâmbios

Estudo e Trabalho Irlanda

TUDO O QUE VOCÊ SEMPRE QUIS SABER PARA TRABALHAR NA IRLANDA

 

A Irlanda é um dos países do mundo que mais facilitam a experiência de Estudo e Trabalho para estudantes internacionais.

Uma primeira boa notícia para os estudantes brasileiros interessados em trabalhar na Irlanda é que não há necessidade de se providenciar um pré-visto para viajar para a Ilha Esmeralda pois o visto é conferido ao aluno assim que ele chega no país.

O visto que autoriza trabalho na Irlanda é o STAMP-2 , visto concedido para o cidadão não-europeu que entra no país com o objetivo de trabalhar e frequentar aulas de inglês numa escola credenciada pelo governo irlandês. Para tanto o curso precisa durar no mínimo 25 semanas e ter carga horária de no mínimo 15 horas semanais.

Para obter esse visto o aluno vai precisar apresentar na Imigração ao chegar no país:

 

O Oficial da Imigração após checar a documentação coloca no passaporte o prazo que o aluno tem para ir ao Imigration Office e se registrar. Nesse prazo, que geralmente é de 30 dias o aluno precisa tomar uma série de providências a saber:

 

1) Ir com antecedência ao Banco para marcar um dia de atendimento (appointment);

2) Solicitar na escola uma carta chamada “Opening Bank Account Letter” e providenciar um comprovante de endereço (escola orienta sobre isso);

No dia agendado, comparecer ao Banco munido de:

=> Passaporte;

=> Comprovante de endereço; e

=> Documento “Opening Bank Account Letter”.

*** Será necessário preencher o formulário que o banco lhe fornecerá.

Em média após 5 dias úteis, o banco mandará o seu cartão e a sua senha e de posse disso o aluno deve comparecer para depositar o montante financeiro requerido pela imigração (3.000 euros).

Após 1 dia do depósito ter sido feito o aluno pode requisitar o extrato o qual será encaminhado pelo correio em até 3 dias úteis.

Esse extrato será necessário para apresentar na imigração no dia da requisição do seu visto.

*** Detalhe: após o extrato chegar, você pode movimentar livremente a sua conta, inclusive realizando saques.

 

 

 

 

=> Após ter aberto a conta bancária (não necessário aguardar o envio do cartão e senha) o aluno deve solicitar na sua escola o envio desse documento para o escritório da Imigração.

 

 

 

 

Tendo providenciado todos os documentos anteriores, o aluno já poderá ir à GNIB (Garda National Immigration Bureau) para finalmente conseguir o seu cartão GNIB. No escritório da GNIB os oficiais checarão os seguintes documentos:

1) Seguro-médico;

2) Matrícula na escola;

3) Extrato do banco irlandês; e

4) Passaporte.

*** Nessa ocasião você também precisará pagar uma taxa de 300 euros pelo GNIB Card, esse valor poderá ser pago via cartão de débito da conta que foi aberta no banco irlandês.

O passaporte do aluno é então carimbado com a permissão para ele permanecer na Irlanda até o final do curso ou a data do embarque aéreo. É muito importante que o aluno confira que todas as informações constam corretamente e que a classificação do visto está correta.

IMPORTANTE: esse tipo de visto pode ser renovado por até 2 vezes.

Mas e depois? Quanto eu posso ganhar trabalhando na Irlanda?

O valor mínimo da hora trabalhada na Irlanda é de 9,80 euros. Como o permitido é trabalhar 20 horas por semana durante o período de estudos, o ganho mensal seria de aproximadamente 784 euros. No período de férias (a restrição é de 40 horas por semana) o valor seria de 1568 euros. Se convertemos para REAIS (taxa de 4,76) o valor seria de R$ 3.731,84 a 7.463,68 aproximadamente.

Qual a minha previsão de gastos na Irlanda para me manter sozinho?

Como o curso já precisa ter sido quitado antes do embarque supondo-se que as despesas envolvam acomodação, alimentação, lavanderia, telefone e transporte, esse valor giraria em torno de 865 euros por mês, ou seja de R$ 4.117,40 / mês.

*** Importante: todos os gastos são estimados, o valor depende do estilo de vida e consumo de cada um.

Em relação as horas de trabalho, funciona da seguinte forma:

Outra dúvida comum que sempre ouvimos dos nossos alunos: Já saio do Brasil com a vaga de emprego garantida?

Não, a conquista da vaga dependerá exclusivamente do próprio aluno. Geralmente as escolas auxiliam no sentido de ajudar na formatação do currículo e no sentido de oferecer cursos rápidos que possam capacitar o aluno a trabalhar em determinadas áreas (como baristas, profissionais que servem álcool, etc…).

 

MERCADO DE TRABALHO NA IRLANDA:

Quanto maior o nível de fluência no idioma, obviamente maiores serão as chances do aluno conseguir uma boa colocação de trabalho no país, entretanto, em função até mesmo do tempo permitido de horas de trabalho o mais comum é que o aluno consiga posições de trabalho na área de serviços, como por exemplo: trabalhos em Coffee Shops, Pubs, Restaurantes, etc…

Os sites mais utilizados para a procura de emprego na Irlanda são os seguintes:

www.jobs.ie

www.jobdone.ie

www.irishjobs.ie

Gostou das informações? Então comece a planejar ainda hoje a sua viagem para a Irlanda!!!

 

PERGUNTAS FREQUENTES

1QUAL O NÍVEL DE INGLÊS NECESSÁRIO?

Depende do país mas de forma geral o nível requerido é de intermediário-avançado para avançado. É importante salientar que quanto mais fluente o aluno for maior será a chance dele conseguir uma melhor colocação. Além disso vagas mais qualificadas também possuem melhor remuneração.

Na Irlanda, para cursos de idioma não há exigência de nível minimo no idioma, qualquer aluno é elegível para participar.

2QUAIS AS ÁREAS DE TRABALHO E OS PAÍSES DISPONÍVEIS PARA REALIZAR ESSE TIPO DE PROGRAMA?

O programa de trabalho remunerado está disponível na Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Espanha e em geral a a área de trabalho vai depender muito mais do nível de fluência do aluno no idioma do que propriamente na formação / experiência do aluno no Brasil.

3COMO FUNCIONA O PROGRAMA DE ESTUDO E TRABALHO NA IRLANDA?
brasileiro não necessita ter um pré-visto para entrar na Irlanda. Na verdade, o visto é concedido na entrada do aluno no país, para isso é importante portar na bagagem de mão todos os documentos necessários (Consulte-nos).

Porém, estudantes que vão permanecer na Irlanda por período maior que os três meses precisam se registrar na IRP – Irish Residence Permit, que é o escritório geral da imigração no país para receber o visto para o período subsequente. O estudante tem até um mês para ir ao escritório central da imigração irlandesa solicitar a mudança do visto para estudante (stamp 2). Na hora, a duração do seu visto será estendida até a data do término do seu curso, mediante o pagamento de uma taxa no valor de 300 euros*.

Há necessidade ainda de se comprovar a posse de 3000 euros através de depósito em banco irlandês. Essa é a quantia estimada para se manter no país durante 6 meses. Para ter o visto de trabalho também há necessidade do curso escolhido pelo aluno ser de no mínimo 15 horas semanais e com duração minima de 25 semanas de aula.

Um estudante de inglês geral ou um curso “further degree” pode estudar por até dois anos na Irlanda. Depois desse período, ou o estudante deverá subir de nível (nível 7 ou acima) e passar para curso superior (ou equivalente) por um período de quatro anos, totalizando assim sete anos. Caso contrário, deverá deixar o país.

* as informações contidas aqui podem sofrer alterações pois dependem da política governamental de cada país, assim como o valor das taxas consulares que podem sofrer variação sem aviso prévio.

Dúvidas, consulte diretamente o site do Consulado:
Irish Consulate

4NA IRLANDA A ESCOLA VAI ARRUMAR EMPREGO PRA MIM? POSSO ESCOLHER ONDE VOU TRABALHAR?

Não existe essa possibilidade.

A maioria das escolas oferece cursos, wokshops e até treinamento para que os alunos se preparem e consigam por si só a tão sonhada vaga de trabalho, mas a conquista da vaga caberá a cada aluno.

5QUANTO VOU GANHAR?

Obviamente o valor de salário estará diretamente ligado à qualificação exigida pela vaga. Para pessoas que além da formação/experiência também possuam nível de inglês fluente as oportunidades serão maiores. Entretanto, mesmo para as vagas com menor nível de exigência o salário nunca poderá ser menor do que a legislação do país classifica como salário-mínimo.

Na Irlanda o salário-mínimo por hora trabalhada é de 9,80 euros (referência 2019) e varia conforme a qualificação do funcionário. Mais informações podem ser encontradas no link abaixo:www.moneyguideireland/a>

A acomodação é oferecida pela própria escola escolhida pelo aluno, sendo que podem variar entre:

Homestay: São famílias selecionadas na cidade escolhida e que recebem o aluno oferecendo além da estrutura da casa, também um quarto e um banheiro – individual ou compartilhado. É o tipo de acomodação mais completa, pois através dela o aluno tem acesso a conviver com os hábitos e costumes do país, geralmente tem as refeições incluídas no pacote além de praticar a língua nativa 100% do tempo. Esse tipo de acomodação é a mais em conta para o aluno, porém as famílias geralmente moram em locais que ficam entre 30 à 50 minutos da escola.

Residência estudantil: Nas residências estudantis geralmente moram estudantes de outros países que assim como você estarão lá para estudar inglês. Os quartos podem ser individuais ou compartilhados e geralmente há uma cozinha comunitária onde os próprios alunos preparam suas refeições. É ideal para o aluno que prioriza ter mais independência e quer ficar mais próximo à escola.

Hostel: Muito semelhante à residência estudantil, a diferença é que no Hostel o aluno não conviverá apenas com outros estudantes internacionais mas também com viajantes de outros lugares que estarão ali em virtude de turismo, trabalho, etc...

Hotel: Para o aluno que prefira mais independência e privacidade o hotel é a opção ideal, a desvantagem seria o custo mais alto e a não-convivência / menor convivência com falantes nativos e outros estudantes internacionais.

Como se alimentar quando estamos fora do Brasil

Quando estamos fora do Brasil, o melhor a fazer é […]
01/10/2019

O que faz a diferença na OPEN

A OPEN nasceu para revolucionar o mercado de intercâmbio, já […]
11/09/2019

Trabalhar na Irlanda

Uma primeira boa notícia para os estudantes brasileiros interessados em […]
 

Nome



Email



Telefone



O que procura?

Estudar no exterior?Trabalhar no exterior?Aperfeiçoar idioma?Experiência internacional?Alavancar carreira?Outros motivos (Indique na Mensagem)

Como você prefere ser contactado?

EmailWhatsAppTelefone

Mensagem: