Exames de proficiência - Open Intercâmbios [2023]

Exames de Proficiência

Exames de Proficiência: tudo o que você precisa saber 

Os cursos preparatórios são indicados para os alunos que queiram comprovar o seu nível de fluência num idioma que não seja sua língua nativa. Esses cursos tem como objetivo treinar o estudante para que ele se submeta a testes de proficiência que são reconhecidos internacionalmente e aplicados de forma presencial ou online.

Existem vários tipos de testes, alguns são mais indicados para pessoas interessadas em fazer uma universidade fora do Brasil, outros para quem pretende tentar uma imigração e ainda outros para quem quer comprovar proficiência no idioma na área corporativa, inclusive muitas empresas solicitam uma nota específica nesses tipos de teste para contratar ou promover seus funcionários para determinados cargos.

exames de proficiência

Para entender os cursos vamos falar um pouco sobre cada um dos exames de proficiência e como eles funcionam?

 

O que é o TOEFL? Como funciona?

testes de proficiencia toefl

É um exame de origem norte-americana que tem como objetivo principal avaliar o potencial individual de falar e entender o idioma quanto à leitura, escrita, compreensão auditiva e expressão oral. O vocabulário e os textos são voltados a temas acadêmicos e o teste é administrado por uma instituição chamada de Educational Testing Service. O teste é reconhecido por mais de 9000 instituições de ensino superior, universidades e agências em mais de 130 países.

O TOEFL tem validade de 2 anos e não há limitação para a quantidade de vezes que o aluno pode se submeter ao teste (desde que com intervalo de pelo menos 12 dias entre as tentativas).

Quais os tipos de prova do TOEFL?

Existem 3 tipos de prova:

a) TOEFL ibt: O TOEFL ibt (Internet Based Test) é administrado através da internet. Embora o teste seja via internet é necessário o aluno se dirigir a centros credenciados para a administração do teste.

b) TOEFL pbt: O TOELF pbt (Paper Based Test) é a versão mais antiga administrado via papel impresso, só possível de ser realizado nos países onde nenhum local ofereça o exame via internet.

c) TOEFL itp: O TOEFL itp (Intitutional Testing Program) é o mais fácil dos testes, entretanto, não é um exame internacionalmente reconhecido, só tendo valor dentro da instituição onde o aluno estude, não é aceito como exame de proficiência para admissão em universidades.

Qual a duração da prova do TOEFL? Como é a classificação?

A prova do TOEFL ibt tem uma duração de aproximadamente 4 horas e a nota máxima possível é de 120. A pontuação indicará o nível de fluência do aluno no idioma, sendo que:

De 57-86 pontos: Nível intermediário (B1)

De 87-109 pontos: Nível intermediário-avançado (B2)

De 110-120 pontos: Nível avançado (C1)

 

O que é o TOEIC? Como funciona?

testes de proficiencia toeic

Também é um exame de origem norte-americana, administrado pela mesma instituição do TOEFL com a diferença de que no TOEIC o exame avalia a proficiência em inglês de falantes não-nativos para a comunicação no ambiente de negócios. Ele proporciona ao selecionador a segurança de mensurar as competências linguísticas dos candidatos a partir de uma certificação internacional.

A prova é composta de 200 questões, sendo 100 de compreensão auditiva e 100 de leitura.

 

O que é o IELTS? Como funciona?

testes de proficiencia ielts

É um exame de origem britânica cuja sigla significa International Language Testing System. Tem um objetivo semelhante ao do TOEFL porém a entidade que é responsável pelo IELTS é um departamento dentro da University of Cambridge. Esse Exame também é muito popular sendo aceito por mais de 8 mil organizações ao redor do mundo.

É um exame também aceito em países de língua inglesa para fins de imigração e é aplicado em mais de 140 países. Embora não possua uma validade específica a maioria das organizações aceitam provas prestadas nos últimos 2 anos.

Embora o IELTS seja um teste de origem britânica como ele tem abrangência global durante a prova o aluno será exposto a grande variedade de sotaques como o americano, australiano e neozelandês.

Quais os tipos de prova do IELTS?

Existem 2 tipos de IELTS:

a) IELTS Geral: Exame é direcionado para alunos que pretendam imigrar para um país de idioma inglês.

b) IELTS Acadêmico: Exame direcionado para alunos que pretendam ingressar num curso de graduação ou pós-graduação.

A prova de compreensão e conversação é a mesma para os 2 tipos de testes, mas as de escrita e leitura são diferentes. No IELTS Geral, os textos estarão relacionados com situações mais cotidianas enquanto que no IELTS Acadêmico os tópicos são mais analíticos.

Qual a duração da prova do IELTS? Como é a classificação?

A duração total do teste é de 2 horas e 44 minutos.

A classificação vai de 1 a 9 e independente da nota conseguida não existe aluno aprovado ou reprovado.

De 1 a 3.5: O aluno tem um conhecimento básico no idioma (A1 e A2)

De 4 a 5 pontos: O aluno é considerado de nível intermediário (B1)

De 5.5 6.5: O aluno é considerado de nível intermediário-avançado

De 7 a 8.5: O aluno é considerado de nível avançado

9: Nível de fluência total no idioma.

 

O que é o DUOLINGO? Como funciona?

testes de proficiencia duolingo

O Duolingo já era um aplicativo gratuito que ajudava pessoas ao redor do mundo a aprender outros idiomas quando em 2012 lançou o Duolingo English Test que foi criado com o objetivo de ser uma ferramenta online e acessível para avaliação de inglês para não-nativos. A grande diferença desse teste de proficiência que já está sendo aceito em mais de 2000 instituições é que ele pode ser feito em qualquer hora e de qualquer lugar.

Com o Duolingo basta você se cadastrar na plataforma e iniciar a prova que dura apenas 1 hora e diferentemente dos outros testes, não é dividido nas tradicionais seções de Reading, Listening, Writing e Speaking. No Duolingo a prova é composta de 2 partes: a primeira que de uma maneira genérica analisa todas essas habilidades e a segunda parte que consiste na gravação de vídeos com as respostas de questões discursivas. As perguntas são formuladas de uma forma bastante inteligente onde num mesmo exercício é possível avaliar mais de uma habilidade.

Existem, por exemplo, questões que pedem para descrever uma imagem, encontrar palavras que pertencem ao idioma, ouvir um áudio e escrever o que se ouviu. Há, ainda, exercícios nos quais o candidato deve discorrer sobre um tópico durante um determinado tempo. Além disso, embora pareça mais simples do que o modelo do IELTS ou do TOEFL, o teste pode ser mais complexo do que parece e é adaptativo, ou seja, quanto melhor for o seu desempenho, maior será a dificuldade das questões seguintes.

Qual a duração da prova do DUOLINGO? Como é a classificação?

Conforme já mencionado a prova do DUOLINGO tem duração de 1 hora e a escala de notas vai de 0 até 160 pontos, sendo que essa escala de pontos aumenta de 5 em 5 pontos e os resultados incluem a pontuação geral e as pontuações por habilidade.

a) de 10 a 55 pontos: O aluno é capaz de entender palavras e expressões básicas em inglês e informações diretas para se expressar em contextos familiares.

b) de 60 a 85 pontos: O aluno é capaz de entender os pontos principais de um texto ou discurso concreto sobre assuntos cotidianos, como o trabalho ou os estudos. Além disso também consegue descrever experiências, ambições, opiniões e planos, ainda que com alguma dificuldade e hesitação.

c) de 90 a 115 pontos: O aluno é capaz de cumprir a maioria dos objetivos de comunicação, mesmo em tópicos não familiares, de entender as principais ideias em textos concretos e abstratos e de interagir com falantes proficientes de modo relativamente fácil.

d) de 120 a 160 pontos: Aqui já há a capacidade de entender uma variedade de usos complexos da língua escrita e falada, como algumas situações de uso especializado do idioma, de entender linguagem implícita, figurativa, pragmática e idiomática e de usar o idioma de forma eficaz e flexível para a maioria dos propósitos sociais, acadêmicos e profissionais.

 

Quais os exames de Cambridge?

testes de proficiencia cambridge

Os exames de Cambridge também possuem origem britânica e também são administrados pela University of Cambridge. Compreende um conjunto de 5 exames criados para avaliar diferentes níveis de proficiência no inglês. A série completa de exames é a seguinte:

a) KET (Key English Test): Cambridge Level ONE

b) PET (Preliminary English Test): Cambridge Level TWO

c) FCE (First Certificate in English): Cambridge Level THREE

d) CAE (Certificate in Advanced English): Cambridge Level FOUR

e) CPE (Certificate of Proficiency in English): Cambridge Level FIVE (o nível mais avançado).

Além desses exames de natureza mais acadêmica também existe o Exame BEC (Business English Certificate) que é um certificado indicado para alunos que desejam adquirir fluência na área de inglês para negócios internacionais.

 

O que é o BULATS? Como funciona?

testes de proficiencia bulats

É semelhante ao TOEIC pois também é voltado a avaliar o conhecimento de idioma que o individuo tem em ambientes de negócios. Foi desenvolvido pelos seguintes parceiros: University of Cambridge ESOL Examinations, Alliance Française, Goethe Institut e Universidad de Salamanca, os quais são membros da Association of Language Testers in Europe.

Os candidatos são classificados dentro de 6 níveis (A1/A2/B1/B2/C1/C2), segundo critérios padronizados pelo Conselho Europeu.

 

O que é o DELE? Como funciona?testes de proficiencia dele

O DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira) é o teste oficial de avaliação do grau de fluência em espanhol, emitido e reconhecido pelo Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha.

O Instituto Cervantes é a instituição responsável pelos exames no Brasil e a University of Salamanca é a responsável com a elaboração, correção e classificação final do teste.

Para cursar uma graduação em uma universidade de língua espanhola é preciso em geral ter o diploma C1.

Como é a classificação do DELE?

O DELE é dividido em 6 níveis

A1: Esse nível classifica o estudante como alguém com competência linguística suficiente para compreender e usar expressões cotidianas em espanhol, como pedir e dar informações e manter um diálogo informal.

A2: Teoricamente este aluno não terá problemas para falar sobre lugares que tem interesse em frequentar, conversar sobre profissões e outros diálogos básicos.

B1: Este nível qualifica o aluno entre o básico e o intermediário, mas ainda não quer dizer que o aluno está apto para diálogos complexos.

B2:  Este nível pode ser considerado um nível intermediário avançado. Entende-se que o aluno classificado como B2 tem o conhecimento necessário para se comunicar em situações diárias que exigem um conhecimento maior da língua.

C1: Aqui o estudante é classificado como alguém com competência necessária para lidar com situações que exigem o uso avançado da língua. Este nível é o exigido pelas universidades ao aceitar alunos estrangeiros.

C2: Este é o nível mais alto do DELE. Para ser classificado como nível C2 é necessário ter conhecimento avançado da língua espanhola e estar apto para se comunicar em qualquer situação. Para isso é preciso ter o idioma fluente e um alto conhecimento cultural.

Exames de Proficiência: qual a importância de entender a diferença entre eles?

testes de proficiência

Como nós vimos cada um dos testes possuem particularidades muito diferentes como: sistemas de avaliações, datas de agendamento, locais de prova, tempo de duração e principalmente graus de aceitação entre as Universidades e até programas de imigração nos países.

Dessa forma, entender a diferença entre os testes é mega importante pois dependendo do seu desempenho maior ou menor em cada habilidade, da sua pressa ou não em se submeter à prova, à sua capacidade de concentração por longos períodos, à sua acessibilidade aos centros de prova e ao seu objetivo, um dos testes (e portanto, do curso) pode ser mais vantajoso que outro para você. As escolas no exterior oferecem todos os cursos explicados aqui e muitas são inclusive centros de prova autorizados.

Para você que tem o interesse em fazer o curso e posteriormente o teste de proficiência para estudar fora do Brasil, não deixe de ler nossas páginas explicando sobre o Higher Education e as Universidades no Canadá lá nós detalhamos um pouco mais sobre as exigências feitas para aqueles que querem fazer um College ou Universidade lá fora.

Qual a vantagem de fazer um curso preparatório para teste de proficiência no Exterior?

Todo tipo de intercâmbio proporciona uma vivência preciosa em termos pessoais, profissionais e humanos, mas especialmente no caso dos alunos que procuram um curso que os prepare para os testes de proficiência podemos destacar como vantagens:

1) Imersão 100% no idioma que se pretende comprovar conhecimento, o que acelera e muito o aprendizado;

2) Estudar com professores nativos que conhecem cada detalhe e “pegadinha” que você precisa se atentar para ter desempenho máximo;

3) Estar em contato com estudantes de todo local do planeta é muito enriquecedor e faz com que aprimoremos e muito nossa capacidade de listening e muitos testes exigem que se tenha essa audição e entendimento apurado dos diversos tipos de sotaque em inglês.

Ainda com dúvidas? Entre em contato para esclarecê-las e fazer a melhor escolha para o seu futuro.

PERGUNTAS FREQUENTES

1QUAL O NÍVEL DE INGLÊS NECESSÁRIO?

Depende do tipo de exame preparatório escolhido, consulte-nos.

2QUAL A DATA DE INÍCIO DO CURSO?

A grande maioria dos exames preparatórios têm turmas iniciando todas as semanas, consulte-nos.

3APÓS A PREPARAÇÃO PARA AS PROVAS EU POSSO ME SUBMETER ÀS PROVAS NO EXTERIOR?

Sim, é possível. Muitas escolas são também centro de testes, caso a escola escolhida não seja, com certeza poderá lhe indicar o local mais próximo para você se inscrever.

4CASO EU OPTE EM FICAR NUMA HOMESTAY EU DEVERIA LEVAR ALGUM PRESENTE PARA A FAMÍLIA? O QUÊ?

É extremamente simpático levar algum presente do Brasil como forma de agradecimento à família em recebê-lo.

Algumas sugestões que costumam agradar:

- Chinelos de dedo;

- Camisetas do Brasil;

- Cremes de beleza com ingredientes típicos do Brasil;

- Doces típicos (ex.: doce de leite, cocada, chocolates, etc...);

- Artesanatos.

Existem livros turísticos belíssimos sobre o Brasil (em outros idiomas) com fotos e com explicações sobre a cultura, os costumes e as festas, que também são uma excelente lembrança e você ainda pode escrever uma dedicatória para eles. ;)

5 ONDE VOU MORAR? QUAIS OS TIPOS DE ACOMODAÇÃO?

A acomodação é oferecida pela própria escola escolhida pelo aluno, sendo que podem variar entre:

Homestay: São famílias selecionadas na cidade escolhida e que recebem o aluno oferecendo além da estrutura da casa, também um quarto e um banheiro – individual ou compartilhado. É o tipo de acomodação mais completa, pois através dela o aluno tem acesso a conviver com os hábitos e costumes do país, geralmente tem as refeições incluídas no pacote além de praticar a língua nativa 100% do tempo. Esse tipo de acomodação é a mais em conta para o aluno, porém as famílias geralmente moram em locais que ficam entre 30 à 50 minutos da escola.

Residência estudantil: Nas residências estudantis geralmente moram estudantes de outros países que assim como você estarão lá para estudar inglês. Os quartos podem ser individuais ou compartilhados e geralmente há uma cozinha comunitária onde os próprios alunos preparam suas refeições. É ideal para o aluno que prioriza ter mais independência e quer ficar mais próximo à escola.

Hostel: Muito semelhante à residência estudantil, a diferença é que no Hostel o aluno não conviverá apenas com outros estudantes internacionais mas também com viajantes de outros lugares que estarão ali em virtude de turismo, trabalho, etc...

Hotel: Para o aluno que prefira mais independência e privacidade o hotel é a opção ideal, a desvantagem seria o custo mais alto e a não-convivência / menor convivência com falantes nativos e outros estudantes internacionais.

6O QUE EU PRECISO LEVAR NA MALA?

Além de roupas e itens pessoais, é importante levar toalhas de banho. Não é necessário levar roupas de cama.

7SE O PAÍS É FRIO EU DEVO COMPRAR AS ROUPAS AQUI OU LÁ?

Você pode usar as roupas de inverno brasileiras mesmo nos países com inverno rigoroso pois geralmente lá eles se vestem em camadas pois em praticamente todos os lugares (casa, escola, ônibus, shoppings, etc...) existem sistema de aquecimento, ou seja, o ideal é que você adquira um bom casaco/jaqueta lá para usar em ambiente externo e use roupas “normais” por baixo dele para estar nos ambientes aquecidos (roupas brasileiras).

Indicamos também que você adquira um bom calçado por lá pois existem boas opções waterproof (à prova de água) e antiderrapante, os quais são muito indicados se você for conviver diariamente com a neve.

Essas roupas mais adaptadas ao clima de inverno geralmente têm preços bem mais acessíveis lá do que se você for procurar comprá-las aqui no Brasil.

8QUAL A VANTAGEM DE CONTRATAR UMA AGÊNCIA DE INTERCÂMBIO? COMO A OPEN IRÁ ME AUXILIAR?

As principais vantagens em contratar uma agência no Brasil, especialmente a OPEN:

- Maior segurança: Seu contrato será em português;

- Orientação: Seu filho vai ter suporte em todo o processo desde o planejamento da viagem até o seu retorno;

- Indicação de escolas: A OPEN só trabalha com escolas sérias e consolidadas e já visitou quase todas as instituições oferecidas para comprovar a qualidade do ensino e poderá indicar a mais adequada ao seu perfil;

- Tranquilidade para os pais: Durante a viagem os pais terão o contato da agência aqui do Brasil para auxiliá-los.

Algo importante para você saber é que não há desconto ou variação alguma de preço se o aluno contratar o curso diretamente com a escola no exterior porque na verdade a remuneração da agência é paga pelas escolas como uma forma de comissão variável pelo número de alunos recrutados pela agência para aquela escola, ou seja, não há vantagem financeira para o aluno em contactar diretamente a escola.

ESTUDAR OU TRABALHAR NO EXTERIOR?
Aqui seu sonho não tem fronteira!

    Nome

    Email

    Telefone

    Qual o seu principal objetivo?

    Fazer um curso de idioma?Estudar e Trabalhar?Cursar idioma profissional?Fazer curso de fériasCursar uma Universidade?Outros (Indique na mensagem)

    Quando você quer pensa em ir?

    Quanto tempo você pretende ficar

    Como você prefere ser contactado?


    EmailWhatsAppTelefone

    Mensagem: